A importância da pós graduação para se destacar no mercado

A importância da pós-graduação para se destacar no mercado

 

Foi-se o tempo em que possuir graduação no ensino superior era garantia de bons salários e estabilidade no trabalho. Com o aumento da crise econômica, e a consequente escassez das oportunidades de emprego, o mercado passou a exigir outros diferenciais do profissional. Agora, cursos de especialização e o domínio de outras línguas somam-se à necessidade de uma pós-graduação. Pode até parecer contraditório ter que investir mais na qualificação em momento de recessão, entretanto é possível, sim, driblar esta barreira com algumas dicas valiosas. Possuir uma boa de estudo é a regra número um.

A bolsa de estudo deixou de ser um benefício restrito ao período escolar e ensino superior, passando a ser amplamente oferecida nas ofertas de cursos da pós-graduação. O crescimento da oferta não é por acaso, pois vem acompanhada do aumento gradativo da demanda por este tipo de qualificação.

Se o mercado de trabalho exige profissionais mais bem preparados, as instituições de ensino passaram a adaptar as grades curriculares para alcançar este público. Prova disso é que o crescimento da pós-graduação está relacionado às bolsas de estudo na modalidade de ensino à distância (EAD).

Através do EAD, o profissional consegue conciliar a rotina do trabalho com os estudos, criando seus próprios horários para esta finalidade. Isso porque o curso, cuja duração média é de dois anos, é feita quase que totalmente via internet, a partir de uma plataforma própria disponibilizada pelas instituições de ensino. Em quase todos os casos, a única exigência de presença física é ao fim dos estudos, para a apresentação de um trabalho de conclusão ou para a realização de uma prova.

Aproximar o profissional ao mercado de trabalho

Mas a pós-graduação não serve apenas como um diferencial no currículo. Na modalidade presencial – que também oferece bolsa de estudos – o aluno tem a oportunidade de compartilhar experiências com outros profissionais da área. É o chamado “network”, que em vários casos pode resultar em indicações para novos trabalhos.

Além disso, mais que garantir a manutenção do emprego, a pós-graduação é uma forma de provar aos empregadores a sua busca por aperfeiçoamento. Isso é visto com bons olhos por muitas corporações, e um caminho encurtado para uma promoção.

Cinco motivos para iniciar uma pós-graduação

  • Torna o profissional competitivo no mercado: se a crise reduz o número de empregos, as empresas buscam a manutenção dos profissionais mais qualificados. Quando a crise bater, não seja o primeiro na lista de demissões;
  • É um caminho curto para a promoção: investir em conhecimento mostra aos empregadores o seu comprometimento com o trabalho. Promoções e aumentos de salários são as consequências;
  • Muitas oportunidades: a pós pode ser presencial ou à distância. Em ambos os casos, há os mais diferentes cursos disponíveis. Certamente um será ideal para a sua necessidade;
  • O tempo não é empecilho: mesmo os cursos presenciais não oferecem aulas todos os dias da semana. A agenda pode ser facilmente organizada para que os estudos entrem na rotina sem comprometer os outros afazeres;
  • É cada vez mais barato: curso de pós-graduação tem preço acessível. As mensalidades tendem a ser menores com as bolsas.

Como conseguir bolsa de estudos para pós-graduação?

Nunca foi tão fácil obter uma bolsa de estudos. Na internet, o portal da Educa Mais Brasil reúne ofertas das principais instituições de ensino superior do país, tanto para a modalidade EAD como também presencial. Em alguns casos, os descontos na mensalidade podem chegar a 75%.

Portanto, não há desculpas para retomar os estudos. E quanto maior o número de cursos concluídos, melhor para o currículo. Quando a crise bater, não seja o primeiro na lista de demissões.

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email