A importância do Dress Code em todo o mundo

Cerca de um ano depois de chegar ao Vale do Silício como acompanhante, fui à minha primeira entrevista de emprego. Lembro-me de me sentir completamente fora do lugar sem conseguir identificar o motivo.

Eu me vesti para a entrevista o melhor que pude e não me ocorreu que eu estava completamente fora da aparência. Eu era jovem e inexperiente no mundo profissional e realmente não considerei que poderia haver um dress code específico para esse lugar, indústria ou horário em particular.

Avanço rápido cerca de 20 anos e eu sei um pouco melhor. Acima de tudo, sei descobrir o máximo que posso antes de me colocar em uma situação como essa. Como dizem os sábios – às vezes, saber o que você não sabe é o conhecimento mais poderoso de todos.

Eu ainda estou no Vale do Silício e hoje em dia parece que a moda é a norma geral para se vestir, você vê jeans e camisetas e shorts e sandálias por toda parte aqui. Em outras partes do mundo, as regras sobre como se vestir, tanto na vida profissional quanto pessoal, são mais complexas.

Perguntei a alguns colegas que têm conhecimento profissional e pessoal sobre o assunto do código de vestimenta sobre suas experiências e insights, começando com a pergunta:

Como você descobre qual é o dress code de uma determinada empresa ou lugar?

Uma coisa que você pode fazer se tiver uma entrevista é ligar para p RH e perguntar. Se você não conseguir se conectar o RH, fale com seu contato dentro da empresa ou de sua empresa de recrutamento. Uma vez na entrevista, observe o que os funcionários do escritório estão usando e siga suas sugestões.

Se você estiver se arrumando para uma reunião com o cliente, é melhor aparecer em excesso para uma primeira reunião e, em seguida, ajustar-se para reuniões adicionais.

Se você está se mudando para um país onde a cultura geral da vestimenta é significativamente diferente do que você está acostumado, como mais conservador, ou onde o traje tradicional é usado, vale a pena gastar tempo pesquisando o que se espera de você como estrangeiro e como as escolhas de vestuário afetarão a maneira como você é recebido na sociedade como um todo.

Além disso, existem algumas regras universais do senso comum, como não usar roupas sujas ou rasgadas em um ambiente profissional ou roupas com texto ofensivo.

É importante ter uma aparência profissional ao entrevistar e é melhor você errar por ser mal vestido em vez de mal vestido. Na maioria das culturas, uma aparência profissional também significa não usar muitos acessórios e mantê-los simples.

Então, uma vez que você sabe qual é o dress code, qual a importância de acertar? O consenso geral é que é importante se vestir de acordo com o código, porque as pessoas fazem julgamentos com base na sua aparência.

Dito isto, as consequências de não acertar variam dependendo do seu setor e localização.

Na Rússia, por exemplo, onde o julgamento baseado na aparência é comum, apresentar-se de maneira errada pode levar a desconsiderar suas capacidades profissionais. Em um lugar como o Vale do Silício, onde o vestuário é relaxado, é menos provável que você sofra consequências profissionais reais.

Trixi, um instrutor de adaptação cultural profissional que viveu na Índia como expatriado, diz: como estrangeiro na Índia, não se espera que você siga o código de vestimenta local no trabalho, mas será mais acessível se o fizer. O dress code na Índia varia um pouco. No sul, o estilo é conservador e as mulheres usarão saris e salwar kurtas para trabalhar, enquanto no norte a roupa é mais ocidental em estilo.

A sugestão da Trixi é que, fora do trabalho, você adapte seu vestido ao seu ambiente. Por exemplo, se você mora no sul de um condomínio fechado com outros expatriados e pessoas com experiência internacional, pode se vestir como se estivesse em casa. No entanto, na rua, as mulheres terão que cobrir os braços e as pernas e observar a maneira mais conservadora de se vestir.

Em um país como a Suécia, a sociedade como um todo perdoa quando se trata de como você se veste, e o mundo dos negócios geralmente tem uma abordagem casual à aparência. Você descobrirá, no entanto, que existem indústrias onde os trajes de negócios internacionais ainda são a regra. Para os homens isso significa um terno, para as mulheres uma saia/ calça com blusa.

Há uma mudança adicional, diz Camilla, uma técnica profissional de adaptação cultural que viveu em muitas partes do mundo, incluindo a Suécia. Ela diz: você vai descobrir que as pessoas são muito conscientes da moda e isso transborda para o mundo profissional, onde as marcas corretas da moda podem ter um visual formal, se você fizer certo.

No Reino Unido, onde atualmente vive Camilla, o dress code profissional é mais específico e, em geral, mais conservador. Por exemplo, um empregador pode exigir que uma funcionária use saltos altos no trabalho. Uma tentativa recente de contestar isso foi derrubada no tribunal.

Os homens vestem ternos para trabalhar. Mas, diz Camilla, o terno nem sempre é tratado com respeito. Já vi colegas tirarem ternos amassados de bolsas de ginástica suadas e vesti-las. As pessoas estão acostumadas com uniformes escolares desajustados que começam com um tamanho muito grande e acabam com um tamanho muito pequeno quando os descartam. Este desgaste das utilidades e essa mentalidade às vezes levam para a vida profissional.

No entanto, em algumas indústrias, você experimentará um nível de esnobismo, onde o tipo certo de terno ou roupa é necessário. Em geral, porém, diz Camilla, um terno é um terno e ele precisa ser usado. No entanto, há uma mudança lenta e um estudo recente mostra que 1 em cada 10 pessoas não usa um terno para trabalhar no Reino Unido hoje.

Na França, há uma abordagem diferente para trajes de negócios. Qualidade, bom ajuste e acessórios são importantes. Nos negócios, a ideia predominante é expressar o bom senso através dos detalhes, mas não se destacar – você não quer ser lembrado pelo que veste.

O dress code na Rússia varia muito, dependendo de onde você está e do tipo de empresa em que você está trabalhando. As grandes cidades tendem a estar muito na moda e sua aparência afetará o modo como as pessoas o tratam.

As mulheres costumam ultrapassar os limites e não é incomum ver mulheres mais jovens indo para um look sexy, mostrando a pele, usando salto alto e maquiagem pesada. Existe uma mentalidade se você tem, ostente-o, embora as empresas individuais possam ter um dress code mais conservador no lugar. Em geral, os homens vestem trajes tradicionais de negócios e aderem a ternos.

Os exemplos acima são apenas alguns para destacar como o código de vestuário é visto em todo o mundo.

Navegar nesses aspectos da vida e do trabalho no exterior é parte da visão geral de como se dar bem, e a boa resolução é fundamental para uma designação bem-sucedida no exterior!

 

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email