Aprenda a criar uma proposta de serviço irrecusável

Sentir aquele frio na barriga na hora de fechar um negócio é mais comum do que se imagina, ainda mais se você não se precaver para esse momento, deixando de passar confiança e demonstrando insegurança quanto à sua proposta comercial. É sempre bom se preparar para fechar um negócio, estudando o assunto e confiando no seu serviço.

Dependendo do que estiver negociando, fechar esse contrato, serviço ou venda pode demorar mais do que se espera, demandando diversas reuniões e negociações. Por isso é preciso ter paciência, saber agir na hora certa e saber se articular para que seja um bom negócio.

Depois de muitas negociações é chegada a hora de fechar o negócio de fato, montando uma proposta de prestação de serviços sólida e concisa, onde terá todas as etapas do projeto, valores e até mesmo anexos, se necessário. Para você não colocar tudo a perder nesse grande momento, aprenda a criar uma proposta de serviço irrecusável, com todas as informações necessárias.

1. Estude seu cliente

Conhecer quem você está atendendo e entender o que de fato ele precisa e porque está te procurando, é essencial para que você consiga fechar esse negócio e atender às expectativas desse cliente.

Pesquisar sobre sua empresa, seu nicho de mercado, conhecer sua história e entender sua missão, te ajudará a fazer uma proposta de serviço irrecusável. Dessa forma você não será pego de surpresa quando conversarem sobre um assunto da área dele, e ainda poderá surpreendê-lo ao demonstrar que entende do assunto.

2. – Detalhes antes de escrever sua proposta de serviço

Sabemos que aparência conta e muito quando estamos sendo avaliados pelos outros. Preocupe-se em se vestir bem, se a empresa que você trabalha possuir uniforme e crachá, use-os. Atente-se também para a comunicação visual, dando prioridade para um material padronizado, papel timbrado, pasta personalizada da empresa e logomarca na apresentação.

Alguns podem achar frescura, mas esses detalhes fazem toda a diferença, pois transpassa solidez, comprometimento e seriedade. Então capriche no layout!

3. Adeque sua proposta a cada cliente que atender

Cada caso é um caso, não é mesmo? Por isso não engessa seu serviço. Se cada cliente possui uma necessidade diferente, um objetivo diferente e atua em um nicho de negócio diferente, é importante que você ajuste sua proposta a cada serviço prestado.

Depois de estudá-lo, deixe suas prioridades em primeiro plano, para mostrar que você entendeu o que ele precisa e deixa suas necessidades como foco do projeto. Consequentemente, já esclareça  os benefícios que o seu serviço trará para ele.

4. Organize as informações

Certifique-se de que a forma que as informações inseridas em sua proposta de prestação de serviço estejam corretas e organizadas de forma coerente. Confira cada dado e valor fornecido.

Essa etapa é importante para certificar de que o cliente entenderá cada informação fornecida via contrato. Um dado mal interpretado pode acarretar um prazo maior para fechamento de contrato, algo que você não irá gostar muito, tendo que redigir uma nova proposta.

5. Valorize seu diferencial competitivo

Fale em sua proposta porque vale à pena fechar esse contrato com você. Conte sua história de forma concisa ao seu cliente, exponha dados e resultados alcançados, apresenta cases de sucesso. 

Essa é uma forma de ganhar a confiança do seu cliente e mostrar a ele porque a sue empresa é a solução para os seus problemas. Mesmo que o cliente já conheça a sua empresa, tente passar alguma informação que seja valiosa e que ele ainda não saiba.

6. Cronogramas e orçamentos

Também é importante verificar seu cronograma e os prazos que você se deu. Lembre-se que não há nada mais desagradável do que você não cumprir o que prometeu. Por isso, é aconselhável você se dar um tempo a mais para concluir o serviço. 

O cliente não precisa saber que seu tempo está sobrando, e na verdade ele ficará muito feliz se você terminar antes do previsto, o que te fará ganhar estrelinhas a mais, realizando novos serviços e ganhando indicações.

Outra questão muito importante é o orçamento. Muito provavelmente essa é a parte que o seu cliente mais se interessa, mas antes de falar de valores, use todos os argumentos possíveis para convencê-lo de que ele está fechando negócio com a pessoa certa.

Por fim, esteja preparado para responder qualquer tipo de pergunta, inclusive sobre seus concorrentes e algum fato polêmico. Seu cliente sempre vai querer esclarecer algum ponto que não entendeu bem ou alguma dúvida aleatória.

Após seguir todos esses pontos importantes, com certeza você vai criar uma proposta de serviço irrecusável. Arregace as mangas e bom trabalho!

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