Como oferecer o serviço de contabilidade consultiva

Como oferecer o serviço de contabilidade consultiva (foto: internet)
Como oferecer o serviço de contabilidade consultiva (foto: internet)

Você é profissional de contabilidade, já atua na área e está cansado da forma de trabalhar do contador brasileiro? Ou você é estudante de contabilidade e está em busca de novas formas de atuar como contador? Já ouviu sobre a contabilidade consultiva? Vamos falar um pouco sobre ela.

A contabilidade consultiva é uma nova forma de acompanhar empresas mais de perto, diagnosticar seus problemas, erros e acertos, e apresentar propostas de tratamento para esses problemas. É um mercado que vem crescendo cada vez mais onde as empresas podem ver o resultado de forma imediata e também com uma visão de futuro lucrativo e próspero para o seu negócio.

Porém há pessoas que também não conhecem o serviço então é necessário saber como divulgar e como oferecer para as empresas da melhor maneira.

Conheça a metodologia

É muito importante você saber como funciona a contabilidade consultiva, qual a metodologia utilizada, para qual cliente oferecer, qual a melhor maneira de realizar um programa de atendimento.

Antes de tudo, você precisa de preparação, prática, planejamento, treino e conhecimentos abrangentes. À partir disso você poderá ter condições de oferecer esse serviço para o cliente.

Como oferecer o serviço de contabilidade consultiva (foto: internet)
Como oferecer o serviço de contabilidade consultiva (foto: internet)

Na contabilidade consultiva, a metodologia ocorre por meio de degraus.  Primeiro o contador irá solicitar ao empresário documentos internos da empresa onde você poderá analisar a situação atual, os lucros e débitos dessa empresa, os custos, se os documentos tributários estão em dia, se a empresa faz todos os pagamentos corretamente e, com isso, poderá realizar um pré-diagnóstico.

No segundo passo nós vamos confirmar com o gestor a real situação da empresa definindo um diagnóstico, apresentando para o empresário os problemas que foram encontrados neste pré-diagnóstico e também quais tratamentos que poderão ser utilizados para melhoria da saúde da empresa. Com isso, você terá reuniões frequentes com esse gestor onde poderá acompanhar mais de perto o tratamento desses problemas encontrados

Conheça o seu público potencial

Antes de oferecer a contabilidade consultiva você precisa conhecer qual o seu público potencial. Podemos dividir em alto, médio e baixo.

A empresa de potencial alto, onde será muito possível que conseguirá vender a  contabilidade consultiva, é aquela que tem todos os documentos corretos, está com a contabilidade em dias, consegue organizar os documentos de maneira rápida e apresenta as informações da empresa para você. Esse público tem grande potencial porque terá uma visão maior de como a contabilidade consultiva será algo positivo para a melhoria da sua empresa.

Público de potencial médio são aquelas empresas que se você insistir, cobrar e ajudá-los a colocaram em dias os papéis contábeis apresentarão as informações da empresa em um período de tempo curto. Porém eles se encaixam como potencial médio por conta de muitas vezes demorarem a organizar os papéis contábeis.

O público potencial baixo são aquelas empresas que não dão muita importância para estarem sempre com a contabilidade em dias e com documentos corretos. Potanto, será um público onde você encontrará mais resistência de aderir a contabilidade consultiva.

Conhecer a metodologia e o público potencial são dois processos importantíssimos para saber como oferecer a contabilidade consultiva e ter muitas empresas buscando o seu serviço.

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email