Comprar imóveis para investir é um bom negócio? (Foto: Hourglass house money and calculator on the table. The concept of time)

Comprar imóveis para investir é um bom negócio?

O mercado imobiliário tem voltado a ser uma grande fonte de investimento, sendo facilmente encontrado apartamento a venda. Há uma recuperação no setor e a melhora deve continuar ao longo desse ano. Mesmo com uma alta recente, ainda há diversos desafios a serem enfrentados que podem fazer o investidor questionar se vale a pena.

Tudo isso depende. O ciclo de baixa do mercado demonstra que conseguiu chegar ao fim. As taxas de juros estão mais baixas e isso faz com que o número de vendas e de aluguéis consiga crescer, porém, é importante também considerar alguns critérios para ter certeza de que vai ter um bom retorno.

Critérios para investir em imóveis

Um dos primeiros critérios que tem que ser observado em relação a um imóvel é a sua localização. Existem cidades em que a recuperação já está consolidada, porém, outras ainda contam com um futuro incerto. Por exemplo, no Rio de Janeiro, os valores de locação de imóveis residenciais têm estado em uma queda estável. Porém, São Paulo contou com as mesmas quedas nos valores, mas depois voltou a subir.

Não basta também apenas definir a cidade, mas também tem que ser olhado os bairros que tem valorização em potencial. São Paulo tem uns bairros com preços médios mais altos em certas regiões, então, é importante verificar os locais que estão em alta, mas mais do que isso, prever as próximas tendências de valorização.

Pensando nisso, os bairros ideais são aqueles que passaram por alguma mudança recente que pode impulsionar a região, ou os que estão menos maduros. Aqueles que tem alta concentração de novos comércios e empresas. Eles têm uma tendência de valorização bem grande, com alto potencial de venda para um público jovem.

Outro ponto que pode ser analisado é em relação a incorporadora, construtora e arquitetura que está cuidado do projeto, pois isso pode valorizar o valor. Fazer uma busca para conhecer o histórico da incorporadora antes de fechar o negócio é bem importante para evitar problemas futuros.

Uma ideia é procurar por imóveis que contem com um design ou arquitetura diferenciado. Isso se torna um atrativo, algo que não é comum no mercado, ajudando na valorização. Existem diversos exemplos bem-sucedidos em relação a isso, com arquitetura e design diferentes e modernos exercendo um papel fundamental nos valores cobrados.

Vantagens de investir em imóveis

Depois que o investimento for registrado em cartório, é bem difícil que o imóvel seja perdido, ele só será confiscado em algum caso de inadimplência nos impostos. Os contratos de locação também contam com multas no caso de o inquilino não pagar, representando uma ótima garantia para o locatório, sendo um investimento seguro.

Além de ganhar com a valorização de um prédio ou terreno, o aluguel é uma ótima maneira de aumentar o seu retorno do investimento, além dos ganhos de capital com o imóvel. Como existem diversos tipos de imóveis, é possível investir justamente naqueles que estão em alta ou em constante procura.

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email