Descubra como montar uma academia

Muitos brasileiros estão se conscientizando da necessidade de fazer atividade física regularmente. Devido a isso, muitos empreendedores estão investindo em academias. A preocupação com a saúde e o bem-estar tem levado muita gente a frequentar uma academia nos últimos anos.

E esse número só tende a aumentar, já que a expectativa de vida dos brasileiros vem aumentando. Tudo isso revela que montar uma academia pode ser um negócio muito lucrativo. Para que o negócio tenha sucesso é preciso tomar algumas decisões importantes. Veja neste artigo como montar uma academia.

Elabore um plano de negócio

No plano de negócio você vai resolver questões com respeito a abertura desse empreendimento, além de saber a quantia correta que precisa para abrir a academia. Sabemos que abrir um negócio aqui no Brasil, muitas vezes não é barato. Existe um custo envolvido nas papeladas para funcionamento.

Da mesma forma, os equipamentos para este modelo de negócio também não é barato. Por isso, é essencial que você faça esse planejamento para conseguir uma visão mais real do empreendimento.

Adquira os equipamentos necessários

Os equipamentos são peças fundamentais nesse tipo de empreendimento. Eles precisam ser novos e de qualidades. Nunca compre um equipamento já usado pensando em economizar dinheiro, isso é furada. Logo esse equipamento vai começar a dar problemas e você vai perder dinheiro.

É preciso também prestar atenção na qualidade do material, principalmente em itens menores. Por exemplo, prefira colchonetes de bagum do que outro modelo fabricado com outro material, pois esse é um dos melhores materiais que existem para colchonetes devido a sua resistência.

Além disso, você precisa comprar equipamentos como halteres, cadeiras adutoras e extensoras, leg press, máquina para glúteos, supino reto, bicicletas, esteiras e muitos outros.

Faça uma pesquisa de mercado

Fazer uma pesquisa de mercado é tão importante quanto o plano de negócio. É através dessa pesquisa que o empreendedor consegue dados para elaborar o seu negócio.

Por meio dessa pesquisa também, você vai saber qual é a real necessidade de determinados público-alvo. Você também vai ter conhecimento do que a concorrência faz para atrair alunos.

É preciso que você estipule o público que vai freqüentar a sua academia, por exemplo, se vai ser apenas para mulheres ou para idosos. Essa pesquisa vai também os espaços desse ramo que ainda não foram preenchidos pelo concorrente.

Escolha o local apropriado

A escolha do local também é muito importante para você que deseja montar uma academia. Você precisa encontrar um espaço grande e que seja bem localizado, ou seja, em um local movimentado e estratégico.

O espaço deve ter um tamanho suficiente para acomodar os equipamentos e também os alunos. Lembre-se que com o passar dos dias o número de alunos podem aumentar, por isso, nunca escolha um local relativamente espaçoso. Ele precisa ser grande para proporcionar conforto para quem frequenta e para evitar acidentes.

É preciso ter em mente que espaços assim tem um alto valor. Por isso é tão importante a primeira fase, de elaborar um plano de negócio.

Contrate profissionais qualificados

Além de tudo isso, é preciso também investir em profissionais capacitados para ensinar os alunos. Uma boa academia tem como uma das principais referências o profissional que atua no local.

Assim, para que você monte uma academia de sucesso, não basta apenas ter bons equipamentos e estar bem localizado, é necessário também contratar profissionais qualificados.    

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email