Diferenças entre o ar-condicionado de janela e o modelo split

Faz tempo que ar condicionado deixou de ser considerado algo supérfluo. Em um país tropical como o Brasil, ter esse equipamento em casa e no ambiente de trabalho é questão de qualidade de vida, não apenas conforto térmico. Confira os principais tipos de ar de condicionado:

Ar condicionado Janela

Modelo tradicional no mercado, o ar condicionado de janela é velho conhecido dos lares brasileiros. Muitos imóveis para alugar ou comprar já possuem o buraco na parede específico para o uso desse tipo de equipamento que é super fácil de instalar.

No mercado, algumas marcas fabricam modelos de ar condicionado Janela como Springer Midea e Tivah. É possível escolher entre aparelhos automáticos e mecânicos de 110V ou 220V.

Principais vantagens do ar condicionado de Janela

  • Aparelho compacto: o equipamento pode ser instalado em qualquer tipo de imóvel sendo recomendado principalmente para ambientes pequenos. Isso porque é compacto já que a evaporadora, a condensadora e o compressor ficam em um único gabinete. Ou seja, oferece conforto térmico ocupando o menor espaço possível.
  • Economia: normalmente o ar condicionado Janela é mais barato do que o Split. Tudo vai depender dos recursos que o equipamento apresenta, a marca escolhida, a potência que você vai comprar, entre outros fatores. Mas, no geral, comprar ar condicionado de janela faz você gastar menos inclusive porque não precisa pagar a instalação profissional.
  • Fácil instalação: não há grandes mistérios na hora de instalar o ar condicionado de janela. Basta ler o manual com atenção para colocar o equipamento direitinho no buraco. O processo é bem prático, simples e econômico.
  • Tradição no mercado: por ser um tipo de ar condicionado vendido no Brasil há mais tempo, os aparelhos Janela têm alta popularidade em nosso país. Hoje em dia, é possível encontrar modelos eletrônicos com controle remoto, além dos mecânicos. Muitas marcas não fabricam mais esse tipo de equipamento. Mas, Tivah e Springer Midea são referências no segmento de ar condicionado Janela.
  • Diferentes potências: no mercado, é possível encontrar ar condicionado de janela de 7.500 BTUs (menor potência – recomendada para ambientes pequenos) até 30.000 BTUs.

Ar condicionado Split

Famoso por sua tecnologia de ponta e seu design moderno, o ar condicionado Split vem sendo cada vez mais vendido. Com uma grande variedade de modelos fabricados por diferentes marcas, esse tipo de ar condicionado tem o funcionamento completamente distinto dos aparelhos Janela. O que o torna, entre outros fatores, mais caro quando comparado aos modelos tradicionais.

Aparelhos mais caros

Quem compra ar condicionado Split paga mais na compra do aparelho. Mas, não para por aí! É preciso bancar a instalação porque ela tem que ser feita por profissionais especializados. Fora os custos com manutenção periódica.

Além disso, os modelos encarecem ainda mais de acordo com a quantidade de BTUs (potência) e de recursos tecnológicos (se é inverter, se tem ciclo quente/frio, se tem filtro contra vírus,.etc).

Principais vantagens do ar condicionado Split

  • Grande variedade de modelos: existem muitos modelos no mercado, de diferentes fabricantes, para você escolher. O ar condicionado Split Hi Wall, por exemplo, é o mais usado em residência. Mas, você também encontra modelos mais potentes que são perfeitos para uso comercial como o ar condicionado Cassete.
  • Tecnologia avançada: alguns modelos de ar condicionado Split permitem economizar até 40% na conta de luz. É o caso dos equipamentos com tecnologia inverter que são vendidos com preços bem mais altos. Além disso, é possível comprar também aparelhos com ciclo quente/frio que podem ser usados durante o ano todo já que no inverno se tornam uma espécie de aquecedor. Outra vantagem tecnológica dos Split é serem menos barulhentos.
  • Recursos inteligentes: existem aparelhos com funcionalidades que tornam a vida do consumidor mais prática, além de ajudar a economizar energia como, por exemplo, a função de desligamento automático programável. Cada modelo tem seus recursos específicos por esse motivo é importante ficar por dentro antes da compra.  
  • Design diferenciado: esse é o quesito que mais encanta o consumidor. Os aparelhos de ar condicionado Split têm design sofisticado. Isso porque ele conta com uma unidade interna onde fica a evaporadora e outra unidade externa que abriga a condensadora. A maioria dos modelos conta com controle remoto.  

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email