Entenda como funciona a depressão e como evitá-la

Mesmo com tantas informações divulgadas sobre a depressão, é normal que as pessoas não vejam esse problema como uma doença séria, o que agrava ainda mais o problema.

Considerada a doença do século, a depressão pode surgir através de algumas situações como doenças, divórcios, problemas econômicos ou mesmo por motivo nenhum.

É uma doença que causa muitos problemas como, por exemplo, o isolamento social. A boa notícia é que ela tem tratamento.

O que é depressão?

Depressão é um problema sentimental que causa uma grande tristeza, diminuindo o encanto e a alegria pela vida, provocando muita angústia e debilidade física, em alguns casos sem ter uma razão aparente.

É uma doença que atinge pessoas de várias idades e de várias classes sociais, inclusive alguns famosos. De acordo com a organização mundial da saúde, a depressão hoje é o quarto principal motivo de incapacitação.

Essa prostração é resultado de um desequilíbrio cerebral, como a redução significativa da serotonina que é neurotransmissor responsável pela sensação de felicidade e prazer.     

Quais os sintomas?

De modo geral, as pessoas que apresentam essa doença manifestam sintomas como:

  •         Frieza;
  •         Cansaço demasiado;
  •         Irritação;
  •         Ansiedade;
  •         Autoestima baixa;
  •         Dificuldade para dormir (insônia);
  •         Pensamentos negativos;
  •         Falta ou aumento de apetite;
  •         Dificuldade para se concentrar;
  •         Falta de ânimo;
  •         A perda de prazer em realizar atividades que antes davam muito prazer;
  •         Desmemória;
  •         Reações compulsivas;

Além destes, existe também uma sensação de vazio e de insegurança.

Causas da depressão

Na maior parte dos casos, a depressão é provocada por uma condição estressante e perturbadora que acontece na vida de alguém como, por exemplo, a morte de um parente, problemas econômicos, desemprego e até divórcio.

Entretanto, essa doença pode ser causada também por causa do uso de alguns medicamentos e até mesmo devido a algumas enfermidades graves como o câncer.

Não podemos nos esquecer que atualmente o bullying é outra razão pelo qual algumas pessoas têm desenvolvido essa síndrome, sendo muito difícil superar depressão nesses casos.

Mas a depressão também pode ser causada por problemas hormonais, isolamento social, vícios, ansiedade, sedentarismo, diversos tipos de abuso, genética, peso em excesso, estresse, entre outros.    

Como evitá-la?

Para prevenir a depressão é preciso que você adote alguns hábitos saudáveis. Controle o estresse e divida os problemas do cotidiano, isso ajuda muito na prevenção. Outra coisa muito importante na prevenção é a alimentação saudável. Alimentos ricos em ômega 3 são essenciais para evitar que a doença surja. Além disso, é importante também que você evite o consumo de bebidas alcoólicas.

Praticar alguma atividade física é fundamental para espantar essa doença, pois os exercícios ajudam na liberação de substâncias que melhoram o humor, dando aquela sensação de bem-estar.

Na prevenção também estar incluído atividades que dão prazer, uma boa noite de sono, ter boas amizades e ser otimista.

Quais os tratamentos?

Para você que deseja superar depressão será preciso muita força de vontade, esse é o principal tratamento.

No entanto, para tratar essa doença você pode fazer uso de alguns medicamentos antidepressivos, receitados por um médico. Você também pode procurar ajuda de um psicoterapeuta para deixar o tratamento mais eficiente, pois a psicoterapia possibilita o paciente a identificar a raiz do problema.

Para superar a depressão é muito importante também fazer alguma atividade física, pois como já foi dito, eles ajudam liberando hormônios que promovem alegria, bem-estar e segurança.

O tratamento consiste também na suspensão de bebidas alcoólicas e outras drogas, permitidas ou ilícitas. Da mesma forma, praticar um hobby é muito importante para combater a depressão.  

   

 

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email