O que pesquisar antes de comprar um carro

Se você estar pensando em comprar um carro, deve saber o que pesquisar no veículo antes de realizar a compra, caso contrário, você poderá ter muitos problemas.

É muito comum ver pessoas que estão prestes a comprar um carro, se preocupando com a lataria, o motor e com a quilometragem rodada, o que não é errado. Mas poucas se preocupam em verificar de imediato a documentação do veículo para saber se existem pendências, outras nem sabe como fazer a consulta IPVA SP.   

Veja agora sobre o que pesquisar antes de comprar um carro e eliminar possíveis problemas futuros.

Pesquise sobre a documentação do veículo

Essa é a primeira coisa que você deve fazer, pesquisar sobre a documentação do veículo. É fundamental investigar a origem do carro e saber mais sobre o antigo dono. Tal procedimento pode revelar se existe alguma ação na justiça que pode comprometer o automóvel.

Da mesma forma, é preciso que você procure se há alguma pendência nos pagamentos de documentos como, por exemplo, IPVA. Consultar o IPVA SP do carro é importante para verificar se o carro tem multas pendentes. Só após fazer essas consultas, continue com processo de compra.

Verifique se o chassi não foi adulterado

Antes de comprar um carro verifique se o chassi não foi adulterado. A adulteração de chassi é crime com pena de três a seis anos de prisão, mais multa.

Para conferir a autenticidade do chassi, você precisa pedir para que o vendedor faça uma vistoria. Essa vistoria é gratuita e comprova a autenticidade da regularidade não apenas do chassi, mas também do motor. Isso vai evitar que você tenha problemas com a justiça depois da compra do carro.

Confira se não estar impedido para venda

É muito importante que você veja a documentação do carro. Caso você encontre a frase ‘Reserva de domínio’, quer dizer que o carro não estar autorizado para venda. Veículos financiados só são passados para o nome do comprador depois que todas as parcelas são quitadas, enquanto isso, o veículo continua sendo da financeira.

Agora, caso você encontre a frase ‘Sem Reserva’, isso significa que não existem restrições para vender o carro.

Pesquise se o carro já passou por sinistro

Você também deve pesquisar se o carro já passou por algum sinistro. Um carro sinistrado perde o seu valor comercial justamente por causa do seu histórico, isso pode ser um problema caso você queira se desfazer dele mais tarde.

Além disso, é quase impossível obter um seguro para um carro sinistrado. A maioria das seguradoras não aceitam o carro pela razão de já ter sido indenizado antes.

Para saber se o carro que você quer comprar já passou por sinistro, pesquise na parte inferior do documento do carro, a declaração ‘Sinistro/Recuperação’.

Observe o hodômetro

Fique atento ao hodômetro do veículo. A quilometragem percorrida precisa estar compatível com a deterioração interna do carro. Quando o veículo apresenta estar desgastado e o hodômetro não estiver de acordo com esse desgaste, isso pode indicar que houve fraude.

Veja a parte interna e externa do carro

Preste atenção a parte externa do carro como a pintura, lataria, motor e as rodas para ver se encontra algum defeito. Verifique também a parte interna do carro, como os assentos, o piso, e outros. De preferência, leve com você um mecânico de sua confiança para realizar uma compra segura.

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email