Porque ter uma conta em um banco digital?

Se há um setor onde a tecnologia encontrou todos os espaços possíveis para crescer e proporcionar as melhores experiências para clientes, é o setor bancário.

Pensar no sistema dos bancos há 25, 30 anos seria quase impossível para jovens e muitos adultos, tamanha a diferença da forma como se fazia as operações bancárias naquela época:

  • Praticamente toda a movimentação era feita com cheques, que hoje são uma forma que cai em movimento a cada ano e caminha para o desaparecimento;
  • Toda a movimentação era feita nos caixas das agências, enquanto hoje é cada vez mais raro precisar de um atendimento presencial, com os terminais eletrônicos.

A tecnologia virtualizou os bancos

Mas o ponto mais notável de mudança é a virtualização dos bancos: saímos das agências físicas e hoje em dia praticamente tudo é feito pelo internet banking, os braços digitais dos bancos tradicionais.

E em um passo mais avançado, surgem os bancos digitais.

Mas o que são os bancos digitais?

O conceito é simples: os bancos digitais são os bancos tradicionais sem uma base física sequer. Todas as operações físicas deixam de existir, substituídas por sites e aplicativos. Um deles é o Conta Neon, descomplicado e fácil de mexer.

Quais as vantagens dos bancos digitais?

Baixo custo operacional

Esta sem dúvidas é a maior vantagem para o cliente e também o objetivo inicial da criação de um banco digital.

Sem as estruturas físicas de agências, equipamentos e pessoal, a operação de um banco digital resume-se a alguns especialistas em finanças e uma série de recursos tecnológicos. Desta forma, o custo operacional é baixo, o que se reflete em qualquer cobrança ou juros praticados.

Atendimento estendido

Em um banco digital, além do expediente normal, existe o chat em tempo real e os assistentes digitais – os chatbots. Desta forma, é possível tirar dúvidas e fazer várias consultas depois do horário bancário e resolver problemas.

Custos de tarifas menores

Com um custo operacional baixo, os bancos digitais podem repassar aos clientes uma redução grande nas tarifas bancárias – que são motivadas, nos bancos tradicionais, justamente pela grande estrutura que precisa funcionar para atender.

Flexibilidade de operações

É possível fazer todas as operações através dos sites e aplicativos dos bancos digitais.

Maior rentabilidade nos investimentos

Neste ponto, o ganho não está exatamente na taxa de juros aplicada pelo banco digital – e que pode ser igual a um banco tradicional – e sim na ausência de taxas de administração, o que faz o rendimento total ser maior em um banco digital.

Por que ter produtos no banco e pagar tarifas por eles?

Muitas pessoas ainda pensam no relacionamento bancário como forma de obter produtos com preços diferenciados – como os financiamentos e seguros.

Porém, muitas vezes os valores de tarifas cobrados em vários serviços ou o pacote de serviços compensam e muito o desconto que o banco deu em algum produto.

Ou seja, não há vantagem para o cliente que ele não possa conseguir, em condições melhores, fazendo uma boa pesquisa em um mercado cada vez mais competitivo.

 

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email