Você conhece a história do bairro de Botafogo no RJ?

Dentre tantos bairros construídos ao longo de séculos no Rio de Janeiro, Botafogo sem dúvidas é um dos mais tradicionais, talvez perdendo somente para os bairros da região do Centro, onde a cidade começou a se desenvolver.

Porém, Botafogo tem uma história rica na sua vida de pouco mais de 500 anos.

Quem olha hoje para a modernidade de suas ruas e para a alta qualidade dos seus apartamentos Botafogo não consegue imaginar que os barões do café dominaram grande parte da região há alguns séculos.

Você conhece a história do bairro de Botafogo no RJ? Vamos falar um pouco sobre ela.

Botafogo nasceu com a Cidade Maravilhosa

Ao contrário de muitos bairros, que surgiram décadas ou séculos depois da fundação da cidade do Rio de Janeiro, Botafogo nasceu com ela, em 1565, na forma de uma região cedida por Estácio de Sá para um amigo – algo normal na época.

Essa região doada é a que atualmente chamamos de Enseada de Botafogo, uma das mais belas do Rio. Em 1590,   essas terras foram revendidas a outra pessoa, João Pereira de Sousa, chefe de artilharia do galeão português Botafogo – e daí veio o nome que se manteve até hoje.

A Família Real muda a identidade de Botafogo

Até a chegada da Família Real, Botafogo era um bairro totalmente rural, como a grande parte da cidade. Grandes mudanças ocorreram e o bairro virou centro de nobres e comerciantes.

O lugar mais nobre na época é a Rua São Clemente nos dias de hoje, e em pouco tempo, todos os barões do café moravam nessa mesma região.

Em meados do século XIX surgiram várias ruas, muitas existentes com seus nomes originais até hoje: Dona Mariana, Sorocaba. Na mesma época surgiu o mais famoso cemitério da cidade, o São João Batista.

Nele estão os restos mortais da maioria das personalidades brasileiras por décadas, de Carmem Miranda a Machado de Assis, de Santos Dumont a Heitor Villa-Lobos. Apesar de ser a última morada de pessoas das elites intelectual e comercial, o São João foi o primeiro cemitério brasileiro a não distinguir classes sociais.

Curiosidades de Botafogo ao longo do tempo

No final do século XIX foi erguida a Igreja da Imaculada Conceição com suas torres em estilo gótico, e o primeiro colégio foi o também chamado Imaculada Conceição, na mesma época. Depois seguiram-se os colégios Santo Inácio e Andrews.

Botafogo atual: centro de serviços e diversidade em comércio, moradia e lazer

Nos dia atuais, podemos dizer que Botafogo é um dos bairros mais completos em termos de infraestrutura, possuindo farto comércio, dois shopping centers, e é um centro de serviços para bairros próximos e residenciais, como o Humaitá.

Além da localização privilegiada, entre a Zona Sul – da qual o bairro faz parte – e o Centro, Botafogo conta com estação do metrô e tem uma concentração grande de escolas, clínicas e laboratórios.

E algo que atrai muita gente do Rio para Botafogo é o lazer, farto e espalhado pelas ruas do bairro – restaurantes nas ruas internas e mais residenciais, a Cobal com vários bares e o Baixo Botafogo, mais próximo da praia, com muitos restaurantes e bares, criando uma região muito movimentada com os cinemas de rua, que ainda resistem e em ótimas condições.

Botafogo atual e o turismo

Em Botafogo, vamos encontrar muitas atrações turísticas históricas e naturais:

  • A Enseada de Botafogo
  • Mirante do Pasmado
  • Mirante Dona Marta
  • Palácio São Clemente
  • Museu do Índio
  • Museu Villa Lobos

 

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email