Ainda vale a pena ter um sócio nos negócios?

Muitos empreendedores que estão começando um negócio agora estão optando por ter um sócio. Mas algumas pessoas não têm uma boa imagem de um negócio em sociedade. E você? Também pensa assim?

Muitos que abriram um negócio com um sócio permanecem assim até hoje, provando que a sociedade deu certo. No entanto, muitos desafios foram enfrentados.

Já alguns não tiveram a mesma sorte, pois algum tempo depois da abertura da empresa tiveram que desfazer a sociedade.

Se você também está pensando em abrir um negócio em sociedade, confira neste artigo algumas dicas importantes para você não ter problemas.

Quais as vantagens de ter um sócio?

As vantagens de ter um sócio são muitas, mas neste artigo vamos listar apenas três.

Mas antes de qualquer coisa é preciso salientar aqui que, se a sociedade que você vai fazer não é com uma pessoa próxima de você, então o indicado é fazer uma consulta sócio, para ter certeza que você está fazendo uma boa escolha.

Agora vamos ver três vantagens de ter um sócio:

Ter uma parceria para se apoiar

A primeira vantagem é que você vai ter uma pessoa para se apoiar e compartilhar as alegrias e os desafios da empresa. Ter uma pessoa que você sabe que pode contar para resolver algum problema é algo que pode te ajudar a não perder a alegria diante dos problemas de trabalho.

União de força e ideias

Ter um sócio significa que o negócio tem duas mentes que trabalham juntas. Isso significa que ambos vão unir forças para alcançar um objetivo interessante para os negócios. Além disso, você e seu sócio poderão ter mais ideias legais juntos para serem aplicadas nos negócios.

Investimento entre as partes

Outra vantagem é que o investimento nos negócios vai ser feito por igual entre as partes. Há situações em que uma parte entra com mais recursos que a outra, mas uma coisa é certa, ambos terão que investir e correr os riscos.

Como ter um sócio nos negócios?

Mas ter um negócio com sociedade não é para qualquer pessoa. É preciso ter muita paciência, autodomínio e muito amor pelo que faz. É necessário desenvolver algumas qualidades também para que o empreendimento dê certo. Veja agora como ter uma sociedade:

Aja com maturidade

Uma pessoa que tem atitudes infantis não pode abrir um negócio com sociedade, esse tipo de negócio é apenas para quem tem maturidade o suficiente para lidar com os desafios que aparecerão.   

A maturidade de ambos sócios vai ajudar o negócio a ter uma longa vida e a gerar muitos lucros.

Saiba resolver desentendimentos

É preciso saber lidar com os desentendimentos que irão surgir. Sociedade é isso, duas pessoas ou mais, pensando juntas, trabalhando juntas com visões e opiniões às vezes bem diferentes, mas mesmo nesse contexto, é preciso saber resolver os desentendimentos que surgem dentro de uma sociedade.

Veja a sociedade como um casamento

Para que seu negócio em sociedade dê certo, você precisa vê-lo como um casamento. No casamento você sabe que vai ter momentos felizes e momentos estressantes, tristes, mas no final de tudo, o casamento está de pé.

O mesmo precisa acontecer em uma sociedade de negócios.

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email