Como conseguir capital de giro para um negócio?

Todo empreendedor tem o sonho realizado quando conseguem ter seu próprio negócio, mas nem sempre isso significa uma vida tranquila. É muito comum no início do negócio as empresas precisarem de capital de giro, uma vez que os gastos são maiores que os lucros.

Acontece que dependendo do tipo de negócio e do tamanho, alguns empreendedores sentem mais dificuldades que outros para conseguirem esse capital.

Há também aqueles que precisam do capital de giro para poderem abrir seu próprio negócio, muitas vezes recorrendo a empréstimos.

Neste artigo vamos saber mais sobre o capital de giro e como consegui-lo. Continue lendo.

O que é capital de giro?

Sabe quando você precisa pagar as dívidas mensais da casa e por causa do atraso no pagamento de salário, você usa uma reserva destinada para emergências? Pois bem, o capital de giro é basicamente isso.

Quando uma empresa precisa de um recurso para continuar funcionando é o capital de giro que presta esse socorro. Isso é muito comum nas grandes e pequenas empresas.

O capital de giro é também essencial para quem deseja abrir um novo empreendimento. Esse capital será usado para pagamento de conta de energia, luz, gás, telefone, internet e outras despesas para que a empresa funcione sem problemas.  

Formas para conseguir capital de giro

Existem várias formas de se conseguir capital de giro para negócio. Mas para que esse capital seja concedido é necessário que a empresa esteja regular aos órgãos competentes e formalizada.

Além disso, o valor do empréstimo não deve ser maior que a rentabilidade do empreendimento. Agora veja algumas opções de crédito e escolha a melhor para seu negócio.    

Empréstimo para MEI

Quem é formalizado pelo MEI sabe que tem direito a solicitar empréstimos caso precise. Esse crédito tem como objetivo gerar renda ao empreendimento como forma de incentivo para aumentar o crescimento do estabelecimento.

Neste tipo de empréstimo, o juros é bem menor que outras formas e a burocracia também é reduzida.

Empréstimo com garantia de bens

O empréstimo com garantia de bens é outra opção para quem precisa de capital de giro. Para este tipo de empréstimo é preciso comprovar o bem por meio de documentos como certidão de matrícula de imóvel, documento do veículo ou até mesmo jóias.

A proposta neste tipo de empréstimo é não ficar dependente de linha de créditos, além de aproveitar prazos maiores para pagamento com juros baixos.

É um tipo de empréstimo para quem precisa de um valor acima dos trinta mil reais. É também uma excelente oportunidade para quem deseja abrir um negócio e ao mesmo tempo ter um dinheiro reservado.

Empréstimos bancários

Muitos bancos concedem linhas de crédito com essa finalidade e por isso, é uma das mais solicitadas quando o assunto é ter capital de giro. No entanto, para quem está pensando em escolher essa opção, é preciso fazer uma pesquisa antes, para saber qual instituição financeira oferece taxas de juros menores.

Investidores externos

Outra forma de conseguir um capital de giro para uma empresa é por meio de novos investidores. Esses novos investidores podem vir de programas de investimentos como também de pessoas interessadas em se tornar sócio de seu empreendimento.

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email