Se há um setor onde a tecnologia encontrou todos os espaços possíveis para crescer e proporcionar as melhores experiências para clientes, é o setor bancário.
Pensar no sistema dos bancos há 25, 30 anos seria quase impossível para jovens e muitos adultos, tamanha a diferença da forma como se fazia as operações bancárias naquela época:
- Praticamente toda a movimentação era feita com cheques, que hoje são uma forma que cai em movimento a cada ano e caminha para o desaparecimento;
- Toda a movimentação era feita nos caixas das agências, enquanto hoje é cada vez mais raro precisar de um atendimento presencial, com os terminais eletrônicos.
A tecnologia virtualizou os bancos
Mas o ponto mais notável de mudança é a virtualização dos bancos: saímos das agências físicas e hoje em dia praticamente tudo é feito pelo internet banking, os braços digitais dos bancos tradicionais.
E em um passo mais avançado, surgem os bancos digitais.
Mas o que são os bancos digitais?
O conceito é simples: os bancos digitais são os bancos tradicionais sem uma base física sequer. Todas as operações físicas deixam de existir, substituídas por sites e aplicativos. Um deles é o Conta Neon, descomplicado e fácil de mexer.
Quais as vantagens dos bancos digitais?
Baixo custo operacional
Esta sem dúvidas é a maior vantagem para o cliente e também o objetivo inicial da criação de um banco digital.
Sem as estruturas físicas de agências, equipamentos e pessoal, a operação de um banco digital resume-se a alguns especialistas em finanças e uma série de recursos tecnológicos. Desta forma, o custo operacional é baixo, o que se reflete em qualquer cobrança ou juros praticados.
Atendimento estendido
Em um banco digital, além do expediente normal, existe o chat em tempo real e os assistentes digitais – os chatbots. Desta forma, é possível tirar dúvidas e fazer várias consultas depois do horário bancário e resolver problemas.
Custos de tarifas menores
Com um custo operacional baixo, os bancos digitais podem repassar aos clientes uma redução grande nas tarifas bancárias – que são motivadas, nos bancos tradicionais, justamente pela grande estrutura que precisa funcionar para atender.
Flexibilidade de operações
É possível fazer todas as operações através dos sites e aplicativos dos bancos digitais.
Maior rentabilidade nos investimentos
Neste ponto, o ganho não está exatamente na taxa de juros aplicada pelo banco digital – e que pode ser igual a um banco tradicional – e sim na ausência de taxas de administração, o que faz o rendimento total ser maior em um banco digital.
Por que ter produtos no banco e pagar tarifas por eles?
Muitas pessoas ainda pensam no relacionamento bancário como forma de obter produtos com preços diferenciados – como os financiamentos e seguros.
Porém, muitas vezes os valores de tarifas cobrados em vários serviços ou o pacote de serviços compensam e muito o desconto que o banco deu em algum produto.
Ou seja, não há vantagem para o cliente que ele não possa conseguir, em condições melhores, fazendo uma boa pesquisa em um mercado cada vez mais competitivo.