As senhas foram feitas para os proteger e para possamos proteger nossas coisas importantes. Porém, muitas pessoas acabam esquecendo rapidamente suas senhas e com isso acabam escrevendo em locais poucos seguros e que podem ser facilmente copiados.
Para que você consiga se proteger, tanto no ambiente virtual, quanto no físico, preparamos um artigo com dicas para você guardar e proteger bem as suas senhas, seja as senhas do cartão, conta do banco, senhas das redes sociais, entre outras.
Troque a senha do WIFI
Quando colocamos internet em casa, ou quando compramos um novo roteador, é comum que venha com uma senha básica, e essa senha deve ser trocada por uma escolhida por você. Assim evita que outras pessoas a descubram e utilize da sua internet sem permissão.
Para trocar a senha do wifi é muito simples, você deve acessar o admin do roteador pelo ip 192.168.1.1, depois faça login colocando o usuário admin e senha admin.
Nessa página você pode mudar a senha e colocar a que melhor lhe agrade. Lembre-se de colocar uma senha que você irá se lembrar posteriormente, mas evite senhas como 123 e sequências, pois são fáceis de serem descobertas e hackeadas.
Guarde as senhas em arquivos criptografados
Mesmo que você tenha um arquivo com todas as suas senhas, ainda assim não é seguro, pois qualquer um pode acessar e copiá-las. E não adianta colocar um nome diferente na pasta, a segurança só existe quando você salva as senhas em arquivos criptografados e que não podem ser acessados sem a sua permissão.
Existem diversos programas e aplicativos que são específicos para poder proteger as senhas, escolha o que você achar melhor e então guarde de maneira segura suas senhas.
Faça senhas alfanuméricas
Outro maneira de proteger seus dados e suas senhas é utilizando letras e números para as suas senhas. Mas evite usar data de aniversário, nomes de parentes, seu nome ou números sequenciais, pois eles são fáceis de serem descobertos e você pode perder seus dados quando são hackeados.
Outra dica é evitar colocar a mesma senha para todos os seus cartões, todas as redes sociais e assim por diante, já que ao descobrir uma é possível descobrir todos.
Não escreva sua senha no cartão
Atrás do cartão existe um espaço em branco para se escrever a sua assinatura, de forma alguma coloque sua senha nesse local.
Assim como para proteger sua senha, não deixe papéis com a senha escrita dentro da carteira e perto dos cartões. Pois se você perder a carteira, facilmente alguém conseguirá acessar sua conta com todos os seus dados.
Troque as senhas com frequência
Sempre esteja trocando a sua senha, pois assim você terá mais segurança, e se alguém tiver a sua senha, não conseguirá acessar seus documentos, perfis e outros locais, pois a senha terá sido atualizada.
E evite repetir a senha anterior em pouco tempo, faça o máximo de combinações que você puder e conseguir lembrar.
Siga essas dicas e tenha senhas muito mais protegidas e seguras!